Dicas de decoração: tipos de lareira

Com o frio chegando muitas pessoas pensam que poderiam ter feito ou comprado uma casa com lareira. Se esse é o seu problema ele já pode ser resolvido de uma maneira muito fácil, hoje em dia existe uma infinidade de tipos de lareiras que podem ser instaladas com sua casa pronta de forma rápida e sem muito trabalho.

tipos de lareira

Você pode encontrar desde modelos a gás até portáteis. As formas e os materiais usados já não são mais aqueles tradicionais e a maioria delas nem precisa de chaminé. E o melhor de tudo, alguns modelos podem ser regulados por controle remoto!

Fizemos uma seleção de modelos pra você encontrar a lareira perfeita pra aquecer a sua casa ou apartamento nesse inverno. Toda semana mostraremos um tipo, fique ligado!

Lareira a gás: usam gás GLP (botijão de cozinha) ou gás natural. A grande vantagem desse tipo de lareira é que elas não fazem sujeira nem fumaça, como as tradicionais que queimam lenha, por isso dispensam o uso da chaminé*. É necessário ter um ponto de gás no local que você escolheu colocar a lareira, que deverá ser feito por um profissional especializado. Ele já deve estar pronto na hora em que o técnico for instalar a lareira.

tipos de lareira

Fique atento se a lareira que você comprou ou está pensando em adquirir possui sistemas de segurança regulamentados pela ABNT na NBR 13.103, para evitar acidentes. Certifique-se de que ela possui uma válvula que corta o fornecimento de gás caso a chama apague, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente. Verifique ainda se o produto possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desliga automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração.

Existem dois modelos para esse tipo de lareira. Um deles é o linear, que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Essas pedras retêm o calor sobre o equipamento mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. Para instalar uma lareira desse modelo, é necessário fazer uma caixa de concreto ou alvenaria para acomodar os queimadores.

tipos de lareira

tipos de lareira

tipos de lareira

Outro modelo é o que usa lenhos de cerâmica refratária, que possuem um ótimo rendimento térmico. Esse modelo já vem com uma grelha que pode ser apoiada sobre qualquer superfície.

tipos de lareira

Os tamanhos para ambos os modelos variam de 54cm até 1,77m. Na hora de escolher o modelo que mais lhe agrada leve junto as medidas do cômodo em que a lareira vai ser instalada, pois o tamanho dela depende do tamanho do ambiente. Por exemplo: uma sala de 100m² requer uma lareira de 54cm para garantir um bom aquecimento.

Lareira virtural: Nós encontramos também as lareiras virtuais ou digitais, que funcionam como um aquecedor, porém com todo charme feito em 3D que simula uma lareira convencional.

Elas podem ser embutidas na parede ou penduradas como quadro, possuem sistema de segurança, controle de temperatura e até ajuste de iluminação.

tipos de lareira

*É recomendável que lareiras maiores que 1,70m possuam chaminé, para que o gás carbônico vindo da queima seja eliminado mais rapidamente.

Depois destas dicas, até quem mora em apartamento ou não tem chaminé em casa vai poder curtir as tão charmosas lareiras neste inverno.

Imagens: Google

LogoASSINATURAbranco A decoração de sua casa ou apartamento merece pisos e revestimentos em porcelanato Portobello. Uma linha para cada ambiente.

3 Responses
  1. Nós temos no apê uma dessas virtual. No blog colocamos a foto e o vídeo dela funcionando.

    ADORO!

  2. Bom dia,
    onde posso encontrar lenhos refratários com grelha, iguais aos da 3ª imagem de baixo para cima? Depois de achar os lenhos, existe algum manual de instalação?
    Muito obriogada,
    Rosmari

    1. Olá Rosmari

      Este é apenas um post com idéias, para mostrar o que há de novo no mercado. Sugerimos entrar em contato com o fabricante para obter mais detalhes.

      Grande abraço
      Equipe Portobello

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *